Sites para Professor

SÃO VÁRIOS SITES PARA O PROFESSOR TRABALHAR EM SALA DE AULA COM ALUNOS



http://www.ensinolivre.pt/lista-de-software-livre-para-o-ensino-da-matem%C3%A1tica-v03

Professor, nesse site encontramos uma lista de softwares livres para o ensino de matemática, porém (dessa relação) só baixamos e testamos os dois a seguir.

http://sourceforge.net/projects/tuxmath/

Este, o Tuxmath , é indicado para crianças de 04 a 10 anos, do 1º ao 6º ano do fundamental, mas diante da minha experiência poderá ser aplicado até ao 9º ano . Ele serve para exercitar as operações de forma lúdica muito envolvente. É de fácil manuseio, exige muita atenção e habilidade com o teclado , principalmente com as teclas numéricas e para interrompê-lo, ou mudar de opção, é só clicar no X, no canto superior direito.

http://www.geogebra.org/

Esse, o Geogebra, tem opção para trabalhar com vários assuntos de matemática do Ensino Médio, que necessite à construção de gráficos. Pode-se editar as figuras modificando cor, tamanho de ponto, etc.

http://www.exercicios-de-matematica.com/competicao/copa-adicao-6-7-facil.php

Nesse software, trabalha de forma lúdica vários conteúdos de matemática do Fundamental I.


http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/sites_interessantes.htm#Portugu%C3%AAs

Aqui, encontramos vários softwares para trabalhar disciplinas diversas de todo o Ensino Fundamental.



Professor, nesse site encontrei uma lista de softwares livres para o ensino de matemática, porém eu só baixei e testei os dois a seguir.


http://sourceforge.net/projects/tuxmath/



Este, o Tuxmath , é indicado para crianças de 04 a 10 anos, do 1º ao 6º ano do fundamental, mas diante da minha experiência poderá ser aplicado até ao 9º ano (ou até mesmo ao Ensino Médio). Ele serve para exercitar as operações de forma lúdica muito envolvente. É de fácil manuseio, exige muita atenção e habilidade com o teclado , principalmente com as teclas numéricas e para interrompê-lo, eu tive dificuldades.


http://www.geogebra.org/


Esse, o Geogebra, tem opção para trabalhar com vários assuntos de matemática do Ensino Médio, Consegui fazer algumas figuras geométricas, e o programa apresenta as medidas e outras informações; porém não consegui apagar, refazer ou reiniciar. Ao tentar, desapareceram as retas X e Y , permanecendo as informações referentes às figuras já desaparecidas. Fui à ajuda, mas as tutoriais (vídeo e escrita), estão em inglês.



ivone-amorim.blogspost.com
http://classe.geness.ufsc.br/index.php/JClic

Este é de língua portuguesa




A educadora Vilma Bonfim, formadora do Instituto Paramitas, compartilhou algumas dicas de sites para uso com os alunos da Educação Básica, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Toondoo


Este site permite criar histórias em quadrinhos on-line. Como tem muitos elementos prontos, como desenhos e cenários, pode ser usado mesmo por quem não tem habilidades técnicas para desenhar.
No Toondoo, selecionamos personagens, fundos, balões de diálogo, objetos, animais e outros itens de cenário, e também podemos usar ferramentas para redimensionar, rotacionar, inverter e mudar a posição dos objetos na cena. O site permite inventar nossos próprios personagens escolhendo olhos, boca, nariz, roupas e expressões faciais, e até incluir suas próprias imagens. Assim, o aluno pode definir cada detalhe das cenas que vai criar, potencializando ainda mais sua criatividade.


Slide Share
O Slide Share é um site de compartilhamento de apresentações (como PowerPoint ou similares). Aqui, podemos encontrar materiais de diversos assuntos feitos por várias pessoas comuns ou mesmo publicar nossas criações.

Voki


O Voki (site em Inglês) é um serviço gratuito que permite criar avatares, personalizando cabelos, olhos, boca, rosto etc. Também podemos inserir som gravado por microfone, digitado ou enviando em um arquivo de áudio para que os personagens falem. As criações podem ser publicadas no próprio site e compartilhadas no Facebook, blogs ou Twitter.
GoAnimate

Site para criar animações usando diversos personagens, objetos, efeitos e paisagens disponíveis no GoAnimate. Também podem ser usados objetos próprios ou disponibilizados pela comunidade do site.
As animações podem possuir vários frames e, para criar, é só arrastar e soltar os objetos no cenário e ajustar as proporções.
Máquina de Quadrinhos

O portal da Máquina de Quadrinhos é o primeiro editor on-line de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual pessoas de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas do Marício de Souza.
Para criar suas histórias não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados. E para ler e votar nas histórias do portal, não há necessidade nem de cadastro!
Fonte: www.maquinadequadrinhos.com.br


Porta Curtas

A ideia de incentivar o uso de curtas metragens brasileiros como material de apoio em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002. Desde meados de 2006, colocamos a ideia em prática, oferecendo indicações de usos pedagógicos para boa parte dos filmes em exibição no site.
Pedagogos especializados dão sugestões sobre como utilizar os filmes para disciplinas específicas, que temas transversais abordar, para que idades e níveis de ensino os curtas são indicados e muito mais.
Os professores cadastrados relatam suas experiências sobre o uso de tais filmes em comentários direcionados ao seu uso didático, contribuindo para a formação de uma rede de educadores interessados na utilização criativa do audiovisual nas escolas de todo o país.
Fonte: http//www.portacurtas.com.br/naescola.asp



Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. São dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas ao redor do mundo que foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco.
Os objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: promover o conhecimento e a conscientização internacionalmente e interculturalmente, expandir o volume e a variedade de conteúdos na internet de forma a prover recursos a professores, pesquisadores e o público em geral, além de capacitar as instituições parceiras de forma a reduzir a exclusão digital dentro e entre os países.


Atividades Educativas

Este site, como o próprio nome já diz, possui Atividades Educativas próprias e indicadas de diversas formas e para todos os públicos. Nele são reunidas atividades on-line e para imprimir com temas diversos como: Matemática, Música, Saúde, Meio Ambiente etc.
Dumpr

O Dumpr é um site para editar e criar diferentes efeitos em fotos. Sua utilização é simples e qualquer um pode transformar suas fotos em imagens muito criativas! Aqui, podemos transformar fotos em desenhos, usar efeito de envelhecimento, transformar em quebra-cabeças e expor em galerias on-line.
Blogger

Blog é uma página na web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. Essas postagens são chamadas de posts. Um blog pode reunir: textos (de diferentes gêneros) e links, vídeos (de diferentes formatos), áudio , imagens (fotografias, desenhos), podcasts, animações, enquetes etc.
Evoca
O Evoca ajuda a preencher a lacuna que existia entre o texto e o vídeo na web 2.0, é um YouTube de áudio. Nele, você cria, compartilha e encontra áudios de todos os tipos. Também pode-se hospedar podcasts no site.

Google Docs
O Google Docs permite aos usuários criar e editar documentos on-line colaborando em tempo real com outros usuários. Ele é compatível com o Office e Open Office, Adobe, páginas da Aple etc. Este site, além de possibilitar a construção colaborativa de documentos, ainda mantém um histórico das alterações com até 1GB de armazenamento.


Tikatok
Na onda da web 2.0 surge mais um site que pode ser utilizado em sala de aula. O Tikatok, é um portal que permite ao usuário publicar livros infantis. Possui diversas ferramentas que auxiliam na confecção da capa e do conteúdo do livro, inclusive com dicas e textos prontos para que o usuário tenha uma ideia inicial.
Fonte: http://www.tikatok.com/

YouTube
O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Pode ser usado tanto como uma biblioteca de vídeos para o professor como uma galeria para alunos divulgarem seus trabalhos.

Flickr
O Flickr é um site da web de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.
Dicas de sites para uso com os alunos
05/03/2012
A educadora Vilma Bonfim, formadora do Instituto Paramitas, compartilhou algumas dicas de sites para uso com os alunos da Educação Básica, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Toondoo
Este site permite criar histórias em quadrinhos on-line. Como tem muitos elementos prontos, como desenhos e cenários, pode ser usado mesmo por quem não tem habilidades técnicas para desenhar.
No Toondoo, selecionamos personagens, fundos, balões de diálogo, objetos, animais e outros itens de cenário, e também podemos usar ferramentas para redimensionar, rotacionar, inverter e mudar a posição dos objetos na cena. O site permite inventar nossos próprios personagens escolhendo olhos, boca, nariz, roupas e expressões faciais, e até incluir suas próprias imagens. Assim, o aluno pode definir cada detalhe das cenas que vai criar, potencializando ainda mais sua criatividade.

Slide Share
O Slide Share é um site de compartilhamento de apresentações (como PowerPoint ou similares). Aqui, podemos encontrar materiais de diversos assuntos feitos por várias pessoas comuns ou mesmo publicar nossas criações.

Voki

O Voki (site em Inglês) é um serviço gratuito que permite criar avatares, personalizando cabelos, olhos, boca, rosto etc. Também podemos inserir som gravado por microfone, digitado ou enviando em um arquivo de áudio para que os personagens falem. As criações podem ser publicadas no próprio site e compartilhadas no Facebook, blogs ou Twitter.
GoAnimate

Site para criar animações usando diversos personagens, objetos, efeitos e paisagens disponíveis no GoAnimate. Também podem ser usados objetos próprios ou disponibilizados pela comunidade do site.
As animações podem possuir vários frames e, para criar, é só arrastar e soltar os objetos no cenário e ajustar as proporções.
Máquina de Quadrinhos

O portal da Máquina de Quadrinhos é o primeiro editor on-line de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual pessoas de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas do Marício de Souza.
Para criar suas histórias não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados. E para ler e votar nas histórias do portal, não há necessidade nem de cadastro!
Fonte: www.maquinadequadrinhos.com.br
Porta Curtas

A ideia de incentivar o uso de curtas metragens brasileiros como material de apoio em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002. Desde meados de 2006, colocamos a ideia em prática, oferecendo indicações de usos pedagógicos para boa parte dos filmes em exibição no site.
Pedagogos especializados dão sugestões sobre como utilizar os filmes para disciplinas específicas, que temas transversais abordar, para que idades e níveis de ensino os curtas são indicados e muito mais.
Os professores cadastrados relatam suas experiências sobre o uso de tais filmes em comentários direcionados ao seu uso didático, contribuindo para a formação de uma rede de educadores interessados na utilização criativa do audiovisual nas escolas de todo o país.
Fonte: http//www.portacurtas.com.br/naescola.asp
Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. São dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas ao redor do mundo que foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco.
Os objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: promover o conhecimento e a conscientização internacionalmente e interculturalmente, expandir o volume e a variedade de conteúdos na internet de forma a prover recursos a professores, pesquisadores e o público em geral, além de capacitar as instituições parceiras de forma a reduzir a exclusão digital dentro e entre os países.
Atividades Educativas

Este site, como o próprio nome já diz, possui Atividades Educativas próprias e indicadas de diversas formas e para todos os públicos. Nele são reunidas atividades on-line e para imprimir com temas diversos como: Matemática, Música, Saúde, Meio Ambiente etc.
Dumpr

O Dumpr é um site para editar e criar diferentes efeitos em fotos. Sua utilização é simples e qualquer um pode transformar suas fotos em imagens muito criativas! Aqui, podemos transformar fotos em desenhos, usar efeito de envelhecimento, transformar em quebra-cabeças e expor em galerias on-line.
Blogger

Blog é uma página na web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. Essas postagens são chamadas de posts. Um blog pode reunir: textos (de diferentes gêneros) e links, vídeos (de diferentes formatos), áudio , imagens (fotografias, desenhos), podcasts, animações, enquetes etc.
Evoca
O Evoca ajuda a preencher a lacuna que existia entre o texto e o vídeo na web 2.0, é um YouTube de áudio. Nele, você cria, compartilha e encontra áudios de todos os tipos. Também pode-se hospedar podcasts no site.

Google Docs
O Google Docs permite aos usuários criar e editar documentos on-line colaborando em tempo real com outros usuários. Ele é compatível com o Office e Open Office, Adobe, páginas da Aple etc. Este site, além de possibilitar a construção colaborativa de documentos, ainda mantém um histórico das alterações com até 1GB de armazenamento.


Tikatok
Na onda da web 2.0 surge mais um site que pode ser utilizado em sala de aula. O Tikatok, é um portal que permite ao usuário publicar livros infantis. Possui diversas ferramentas que auxiliam na confecção da capa e do conteúdo do livro, inclusive com dicas e textos prontos para que o usuário tenha uma ideia inicial.
Fonte: http://www.tikatok.com/

YouTube
O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Pode ser usado tanto como uma biblioteca de vídeos para o professor como uma galeria para alunos divulgarem seus trabalhos.

Flickr
O Flickr é um site da web de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.

Dicas de sites para uso com os alunos
05/03/2012
A educadora Vilma Bonfim, formadora do Instituto Paramitas, compartilhou algumas dicas de sites para uso com os alunos da Educação Básica, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Toondoo
Este site permite criar histórias em quadrinhos on-line. Como tem muitos elementos prontos, como desenhos e cenários, pode ser usado mesmo por quem não tem habilidades técnicas para desenhar.
No Toondoo, selecionamos personagens, fundos, balões de diálogo, objetos, animais e outros itens de cenário, e também podemos usar ferramentas para redimensionar, rotacionar, inverter e mudar a posição dos objetos na cena. O site permite inventar nossos próprios personagens escolhendo olhos, boca, nariz, roupas e expressões faciais, e até incluir suas próprias imagens. Assim, o aluno pode definir cada detalhe das cenas que vai criar, potencializando ainda mais sua criatividade.

Slide Share
O Slide Share é um site de compartilhamento de apresentações (como PowerPoint ou similares). Aqui, podemos encontrar materiais de diversos assuntos feitos por várias pessoas comuns ou mesmo publicar nossas criações.

Voki

O Voki (site em Inglês) é um serviço gratuito que permite criar avatares, personalizando cabelos, olhos, boca, rosto etc. Também podemos inserir som gravado por microfone, digitado ou enviando em um arquivo de áudio para que os personagens falem. As criações podem ser publicadas no próprio site e compartilhadas no Facebook, blogs ou Twitter.
GoAnimate

Site para criar animações usando diversos personagens, objetos, efeitos e paisagens disponíveis no GoAnimate. Também podem ser usados objetos próprios ou disponibilizados pela comunidade do site.
As animações podem possuir vários frames e, para criar, é só arrastar e soltar os objetos no cenário e ajustar as proporções.
Máquina de Quadrinhos

O portal da Máquina de Quadrinhos é o primeiro editor on-line de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual pessoas de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas do Marício de Souza.
Para criar suas histórias não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados. E para ler e votar nas histórias do portal, não há necessidade nem de cadastro!
Fonte: www.maquinadequadrinhos.com.br
Porta Curtas

A ideia de incentivar o uso de curtas metragens brasileiros como material de apoio em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002. Desde meados de 2006, colocamos a ideia em prática, oferecendo indicações de usos pedagógicos para boa parte dos filmes em exibição no site.
Pedagogos especializados dão sugestões sobre como utilizar os filmes para disciplinas específicas, que temas transversais abordar, para que idades e níveis de ensino os curtas são indicados e muito mais.
Os professores cadastrados relatam suas experiências sobre o uso de tais filmes em comentários direcionados ao seu uso didático, contribuindo para a formação de uma rede de educadores interessados na utilização criativa do audiovisual nas escolas de todo o país.
Fonte: http//www.portacurtas.com.br/naescola.asp
Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. São dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas ao redor do mundo que foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco.
Os objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: promover o conhecimento e a conscientização internacionalmente e interculturalmente, expandir o volume e a variedade de conteúdos na internet de forma a prover recursos a professores, pesquisadores e o público em geral, além de capacitar as instituições parceiras de forma a reduzir a exclusão digital dentro e entre os países.
Atividades Educativas

Este site, como o próprio nome já diz, possui Atividades Educativas próprias e indicadas de diversas formas e para todos os públicos. Nele são reunidas atividades on-line e para imprimir com temas diversos como: Matemática, Música, Saúde, Meio Ambiente etc.
Dumpr

O Dumpr é um site para editar e criar diferentes efeitos em fotos. Sua utilização é simples e qualquer um pode transformar suas fotos em imagens muito criativas! Aqui, podemos transformar fotos em desenhos, usar efeito de envelhecimento, transformar em quebra-cabeças e expor em galerias on-line.
Blogger

Blog é uma página na web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. Essas postagens são chamadas de posts. Um blog pode reunir: textos (de diferentes gêneros) e links, vídeos (de diferentes formatos), áudio , imagens (fotografias, desenhos), podcasts, animações, enquetes etc.


Evoca

O Evoca ajuda a preencher a lacuna que existia entre o texto e o vídeo na web 2.0, é um YouTube de áudio. Nele, você cria, compartilha e encontra áudios de todos os tipos. Também pode-se hospedar podcasts no site.

Google Docs

O Google Docs permite aos usuários criar e editar documentos on-line colaborando em tempo real com outros usuários. Ele é compatível com o Office e Open Office, Adobe, páginas da Aple etc. Este site, além de possibilitar a construção colaborativa de documentos, ainda mantém um histórico das alterações com até 1GB de armazenamento.


Tikatok

Na onda da web 2.0 surge mais um site que pode ser utilizado em sala de aula. O Tikatok, é um portal que permite ao usuário publicar livros infantis. Possui diversas ferramentas que auxiliam na confecção da capa e do conteúdo do livro, inclusive com dicas e textos prontos para que o usuário tenha uma ideia inicial.
Fonte: http://www.tikatok.com/

YouTube

O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Pode ser usado tanto como uma biblioteca de vídeos para o professor como uma galeria para alunos divulgarem seus trabalhos.

Flickr

O Flickr é um site da web de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário