domingo, dezembro 19, 2010

VIVA CADA MOMENTO

O sabor das pequenas coisas

Você lê enquanto você come? Se sim, você deve ter percebido o seguinte fenômeno: às vezes você pode comer um prato inteiro sem sentir o gosto da comida. Isto se aplica a diversas coisas da vida: nós podemos passar uma hora com a nossa família sem que realmente estejamos com ela. Podemos ir a um parque ou a uma praia, e não perceber realmente o universo ao nosso redor.

Aqui está uma dica que parece tão simples, mas que pode ser difícil de praticar constantemente: pare, e perceba o que você está fazendo neste momento. Comece a perceber o presente, ao invés de estar sempre pensando no passado ou no futuro.

É duro fazer isso o dia inteiro, mas ser perfeito não é o ponto. Pare e faça isso de vez em quando, em diferentes momentos do dia, e apenas perceba as pequenas coisas. E as aproveite por completo.

Tente estes simples exercícios
  • Quando comer sua próxima refeição, não leia ou pensa em nada exceto na comida que está comendo. Perceba o aroma e a textura dos alimentos, o calor ou frio e todos os sabores. É melhor ainda quando você está comendo algo que você realmente gosta
  • A próxima vez que tiver com a pessoa que você ama, para o que estiver fazendo, deixe tudo de lado, e reserve alguns minutos para realmente conversar com ela. Realmente ouça o que a pessoa está dizendo. Realmente aprecie a pessoa, e tente entendê-la. Realmente esteja com esta pessoa, totalmente.
  • Na próxima vez que for ao parque, observe a natureza ao seu redor. Realmente perceba as plantas, os pássaros, os insetos, o ar, o vento, o sol, a chuva. Aliás, está noite, olhe as estrelas.
  • Quando for tomar seu próximo banho, tente não pensar em nada mais do que tomar banho. Pense na água, no sabonete, na sensação da água quente. Realmente aproveite o momento e todas as sensações.
Você provavelmente pode pensar em outras coisas, mas estas são algumas idéias.

Tente realmente viver esta experiência e verá que a vida não passará por você tão rápido como de costume, o que pode ser muito bom.

VIVA E FAÇA SUA MUDANÇA

Tempo de Mudanças


Aconteceram mudanças.
Mudanças acontecem.

Umas são boas, outras desejadas, outras seriam melhor que não tivessem acontecido, mas trazem seu aprendizado e também são importantes.

Mas foi um tempo de mudanças, e ainda é... elas não param de acontecer.

E em tempos de mudanças, nós aprendemos, vivemos e renascemos, mas muitas vezes nos preferimos não compartilhar as mudanças com o mundo e apenas aceitá-las e entendê-las, ou ao menos tentar.

Este retiro é importante para refletir sobre o que aconteceu, o que acontece e, identificar os pontos positivos das mudanças.

Esta música é uma visão sobre um período de mudanças, que acredito que traz uma boa mensagem sobre assunto e ajuda a refletir.